Aluno do Sirius recebe prêmio no concurso de redação da TV Tem Sorocaba

20/10/2017

Esse ano mais uma vez a TV Tem organiza o concurso de redação abordando temas atuais com o apoio das Diretorias Regionais de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação. Em sua última edição em 2016 contou com a participação de mais de 67 mil estudantes do 1º ao 9º ano, de 630 escolas públicas e particulares, de 150 cidades do interior do Estado nas regiões de Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto.

Neste ano de 2017 ao alunos tiveram que realizar as redações com base no tema: “Fazer o bem sem olhar a quem” de acordo com as seguintes categorias: 1º, 2º e 3º anos – Desenho, 4º e 5º anos – Poesia, 6º e 7º anos – Narrativa de Aventura e do 8º e 9º anos – Crônica.

E com muito orgulho recebemos o seguinte comunicado da TV Tem:

“Conforme nosso contato telefônico, comunico que o Colégio Sirius tem o aluno Matheus Reis da Silva do 8° ano entre os vencedores do Concurso de Redação 2017 organizado pela TV TEM.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de Outubro na UNISO em Sorocaba das 11h às 14h30 [em um evento fechado].​”

​Link com dados do concurso: http://concursoderedacao.com/sorocaba

Agora vamos aguardar o evento de premiação para saber qual a colocação do Matheus e logo em seguida atualizaremos essa página para que todos sejam informados. Mas desde já declaramos novamente que estamos orgulhosos pelo fato dele estar entre os vencedores desse concurso que contou com a participação de milhares de estudantes da região.

Parabéns Matheus!

 


 

Aproveitando o concurso reproduzimos abaixo algumas dicas que o pessoal da TV Tem preparou de como escrever uma boa redação:

DICAS

CONFIRA DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA DEIXAR SUA REDAÇÃO CLARA E OBJETIVA.

Saiba quais são os dez erros mais comuns dos estudantes e confira dicas para não cometer as mesmas falhas:

1) Fugir do tema:
Esta falha pode fazer com o que o concorrente tire nota zero na redação. Para não correr o risco de cometê-la, a dica é ler a proposta e grifar as palavras mais importantes.

2) Errar o gênero do texto solicitado:
Na tentativa de ser original, o candidato chega a escrever uma poesia ou uma narração, quando o que se pede é uma dissertação. Prosa não significa escrever em forma de versos ou diálogos e, sim, em parágrafos. A principal característica da dissertação é a argumentação, ou seja, a defesa de uma tese. Já na narração, conta-se uma história sem ter a necessidade de apresentar explicações.

3) Usar um estilo de texto autoajuda:
A dissertação não é um bate papo com o leitor e não pode ser interativa. O candidato costuma utilizar uma estrutura linguística presente em livros ou e-mails com mensagens de autoajuda que incluem, por exemplo, a palavra ‘você’.

4) Apresentar argumentos frágeis, chavões e do senso comum (no caso das dissertações):
Uma boa dissertação exige argumentos e explicação sólidas e originais. Falsas generalizações como “antes só do que mal acompanhado” ou “loiras são burras” não são considerados argumentos e só empobrecem o texto.

5) ‘Esquecer’ coesão e coerência:
As informações não podem aparecer jogadas no texto e têm de estar unidas. Também é fundamental não utilizar elementos contraditórios e aproveitar de conectivos.

6) Errar a grafia ou concordância das palavras:
Implica diretamente na perda de pontos, pois frases desestruturadas atrapalham a leitura da redação.

7) Usar verbos no imperativo:
Expressões de ordem ou que representam conversa com o leitor, como “faça sua parte”, não devem ser usadas. Desta forma, o estudante foge da discussão exigida na dissertação e joga para o leitor a responsabilidade de refletir.

8) Mesclar pessoas gramaticais:
Começar o texto usando ‘nós’, mudar para a terceira pessoa e encerrar usando ‘eu’ é outro erro comum. Isto mostra que o aluno não segue uma ideia em uma linha única.

9) Usar coloquialismo, gírias ou clichês:
Evite-os, até mesmo, entre aspas. Usar aspas pode dizer ao leitor que o aluno sabe que é uma gíria, por exemplo, mas desconhece a norma culta.

10) Escrever de forma ilegível:
Seja cursiva ou de forma, a letra legível é fundamental para a limpeza e compreensão total do texto. Ao errar uma palavra, a dica é riscá-la e continuar escrevendo depois.

Fonte: TV Tem

 

 


 

Abaixo encontra-se uma cópia da redação que o Matheus escreveu para o concurso de redação da TV Tem 2017, com o tema: “Fazer o bem sem olhar a quem”.

Eu – lírico

Ai que bom, ele quebrou a ponta do lápis. Vai demorar um tempo para voltar a escrever.
Nem sei o porquê de estar desenvolvendo esse projeto. Afinal, que projeto? Nem tenho jornal…
Será que esse tal cronista não tem o que fazer?
Pois eu tenho. Tenho família, tenho hobbies.
Ontem mesmo, minha esposa me obrigou a ir com ela num asilo. Ela disse que é sempre bom fazer essas visitas. Só fui na onda…
Chegando lá, tinha idosos jogando truco de um lado, do outro, senhoras tricotando e fofocando os assuntos do momento.
Minha esposa foi com as idosas e eu com os idosos.
Resolvi jogar truco com eles. Perdi feio. Ficaram rindo e debochando de mim.
Irritado, fui sentar um pouco na poltrona… E acho que alguma senhora esqueceu a agulha de costura lá.
Todos riram, mas no momento estava ocupado com tamanha dor.
Estava indo ao banheiro, quando vi em um quarto uma senhora chorando.
Perguntei o que havia acontecido e ela disse que chegou no asilo há poucos dias. Seu marido faleceu e seu filho a pôs nesse lugar e ficou com todos os seus pertences.
Conversei com ela por um tempo, demos risada e a incentivei a fazer amizade com as outras senhoras.
Depois, percebi, apesar do ocorrido com a agulha assassina, que aquela visita fez muita gente rir, percebi a importância de fazer o bem e fiquei pensando se um dia meus filhos fariam o mesmo que aconteceu com aquela senhora. Porque se fizerem…
Mas daí veio o cronista e…
– Ei! Pare de resmungar e volte ao trabalho! Essa crônica tá ficando uma beleza…

Leave a reply
Matrículas abertas e Exame de bolsas 2018

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog
Fique por dentro das novidades do Colégio Sirius, sua base para um futuro de sucesso.
  • Berçário e Maternal
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
Posts Recentes

Fale Conosco

Anote nossos telefones:

(15) 3227-3885
(15) 3418-3880
Contate-nos