Proposta Pedagógica
Ensinar não é transferir conhecimento,
mas criar as possibilidades para sua própria produção
ou a sua construção.
Numa escola, é a Proposta Pedagógica que direciona as ações educativas, fazendo com que a relação professor-aluno seja alicerçada no respeito, na afetividade, na empatia, no diálogo e principalmente no prazer.
No Colégio SiriuS, a pergunta do educando é sempre mais importante que a própria resposta.
O processo de como o educando aprende é o que realmente importa.
É necessário que o educando tenha segurança e que possa pensar, inventar, criar, criticar e redescobrir as soluções dos seus problemas por si mesmo fazendo com que ele seja protagonista da sua própria ação, construtor de seu próprio pensar, sempre interagindo com outros amigos, professores e com os pais.
PARA NÓS O IMPORTANTE É QUE O EDUCANDO
‘APRENDA A APRENDER’
MAS PRINCIPALMENTE
‘APRENDER A PENSAR’
A Proposta Sócio-Interacionista não é um trabalho ‘espontaneísta’, isto é, não significa que todas as iniciativas devam partir dos educandos e que eles podem tudo, inclusive escrever errado, fazer bagunça, etc.
O COLÉGIO SIRIUS ESTÁ HÁ MAIS DE 30 ANOS UTILIZANDO UMA
NOVA MANEIRA DE ENSINAR
Todo cidadão que for educado na Proposta Construtivista será um adulto crítico, criativo e capaz de dar nova direção à história. Terá autonomia intelectual, emocional e moral. E saberá escolher livremente, decidir, deliberar, viver em cooperação e ser responsável.
Os conteúdos vão sendo aprofundados como uma espiral, a qual vai sempre se ampliando.
Esta é a razão pela qual, nessa proposta, os objetivos de conhecimento tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, etc, não aparecem segmentados em cada faixa de idade.
Outro aspecto importante da Proposta Pedagógica do Colégio SiriuS, é que a educação deve ser voltada para as novas necessidades globais, onde os aspectos ecológicos abrem uma nova consciência do mundo.